TRATORADA E QUEIJO GIGANTE MARCAM FESTA DA POLENTA
As ruas de Venda Nova ficaram coloridas com o tradicional desfile - 11/10/2022
Tratores e outros veículos enfeitados com as cores da bandeira da Itália em homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram em Venda Nova do Imigrante. Muitas famílias vestidas com trajes típicos, também para honrar aqueles que deram início à cidade!
Assim foi a tradicional ‘Tratorada’, que aconteceu na manhã de sábado (08) pelas ruas do município. Além de nonnos e nonnos, muitas crianças participaram do evento.
O grupo de dança Dei Bambini, projeto mantido pela Associação Festa da Polenta (Afepol), fez bonito ao se reunir em um carro que transportava uma réplica de uma casa antiga. Muito simpáticas e animadas, as crianças acenavam para o público que retribuía com calorosos aplausos!
'Fubica', primeiro veículo de Venda Nova, foi adquirido, na época, pelo senhor Ângelo Altoé |
A ‘fubica’, primeiro veículo de Venda Nova, adquirido na época pelo senhor Ângelo Altoé, imigrante que primeiro se instalou onde hoje é a sede do município, trouxe muitas recordações que relembraram a história de muitas famílias.
O ‘Polenta Móvel’ foi outro atrativo da tratatorada! Muitos turistas se deliciaram com a polenta brustolada, preparada na chapa do fogão à lenha móvel.
QUEIJO GIGANTE
A 44ª Festa da Polenta também trouxe como atração um queijo com aproximadamente 500 quilos, que foi partilhado no sábado (08), às 15h30, logo após o tradicional Tombo da Polenta, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, mais conhecido como Polentão. É a segunda vez que a delícia faz parte da programação da Festa!
A chegada do queijo gigante ao Polentão também foi muito animada! Pela manhã, a peça foi uma das estrelas do desfile típico e tratorada que percorreu as ruas da cidade.
“O queijo de 500 quilos foi sendo produzido pelo laticínio Venda Nova, porém em uma unidade localizada em Mutum, Minas Gerais, devido à proporção dele. A gente tem a tradição aqui de comer polenta frita com queijo, então nada melhor do que termos também um queijo gigante para casar com o tombo gigante da polenta, né?”, brincou Edésio Minet Zavarize, presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol).
Uma multidão lotou o Polentão para ver o tradicional Tombo da Polenta e a partilha do queijo gigante que foi vendido a R$ 25,00 o pedaço de aproximadamente 500 gramas.
O almoço foi ao som da dupla Wagner e Edmar. Na sequência teve apresentação do Grupo de Dança Folclórica Grunes Tal e show com Toni e Boni.