FESTA DA POLENTA
DESDE 1979, PRATICANDO SOLIDARIEDADE E FAZENDO O BEM. FAÇA VOCÊ TAMBÉM!
 

Projetos Culturais

Desde a primeira festa da polenta todos os recursos são destinados às atividades sociais de cunho filantrópico no Município, neste sentido a Afepol vem desenvolvendo atividades culturais tais como a dança o canto, a culinária e a preservação de nossas raízes culturais.

Coral Sol da manhã

O coral sol da manhã é formado por jovens que aprendem o canto de nossos antepassados durante o ano todo e se apresentam durante a festa da polenta no formato de coral com belíssimos solos interpretados por jovens cantores.

Dei Bambine

Desde cedo as crianças são vestidas tipicamente, aprendem a cantar, distribuem flores, cantam e encantam com a inocência verdadeira, típica dos Bambinos.


Grupo de Ballo Granello Giallo

O “Gruppo di Ballo Granello Giallo”, foi criado na gestão de 2003 e fez sua primeira apresentação de dança na 25ª Festa da Polenta. Foi na programação de 2003 que as duplas do grupo estrearam e o nome ganhou espaço definitivo entre os atrativos da Festa da Polenta.

Criado para suprir a própria necessidade de atrações típicas locais dentro da Festa da Polenta, o “Granello Giallo” é mantido pela Associação Festa da Polenta - Afepol. Para sua criação, a instituição providenciou professores, patrocinou as vestes dos integrantes e ainda mantém as principais necessidades para sua continuidade.

O repertório é variado: ''Ballo di Nastri’' (a dança da fita), ''Ritorno del Mare’' e a mais tradicional da Itália, a ''Tarantela’', nas versões calabresa, vêneta e napolitana. Com a ''Manfrina’' acontece a integração com o público, chamado para dançar, executando os passos que aprendem na hora.

Em busca de difundir a dança, o “Granello Giallo” já promoveu vários cursos de formação em dança típica e cultura italiana para jovens a partir dos 14 anos. Os cursos abrem oportunidade para a entrada de novos integrantes e visa dar continuidade ao grupo.

Além de difundir a cultura, outro objetivo do grupo é fazer uma reflexão da importância do trabalho voluntário em Venda Nova. Todos os integrantes são voluntários, movidos pela mesma energia que faz da Festa da Polenta um evento único ao unir dedicação, solidariedade e muito amor a uma história construída com muito trabalho e fé pelos antepassados.

Curso de língua e cultura italiana

A Associação Festa da Polenta- Afepol mantém uma parceria com a Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo- Alcies e oferece para a comunidade um curso de italiano. São aulas semanais de três horas de duração, sempre à noite, nas dependências da própria Afepol.

Com duração de três anos, o curso propõe um contato com a cultura italiana, com noções de geografia, turismo, culinária, comportamento e temas da atualidade. Com coordenação pedagógica da Alcies, o curso se baseia em material didático que simula junto ao aluno situações cotidianas onde o uso da língua italiana é imprescindível.

O curso é dirigido para pessoas com mais de 16 anos de idade. Para participar, procure a Afepol e se informar. Todos os anos é formada uma turma. Parte do custo do curso é subsidiado pela Afepol.

Tecnologia do Google TradutorTradutor