slide

 

 
 
 
FESTA DA POLENTA
DESDE 1979, PRATICANDO SOLIDARIEDADE E FAZENDO O BEM. FAÇA VOCÊ TAMBÉM!
 

Plantio

Plantio do Milho abre calendário de eventos da Festa da Polenta

Várias gerações se encontram para reviver os costumes do início da chegada das primeiras famílias de imigrantes italianos em Venda Nova. O Plantio do Milho abre a programação anual da Festa da Polenta.

Sempre no mês de março em uma das propriedades da comunidade, o evento, além de cultivar a matéria prima principal da polenta (o milho que se transforma no fubá que faz a polenta), também recria o modo de cultivo de antigamente, quando as famílias tinham poucos recursos.

A ideia é reviver, da mesma forma que os “nonos”, todo o ritual da cultura do milho, que sempre foi o principal alimento de subsistência do lugar. Homens, mulheres e crianças se vestem tipicamente. Elas usam roupas floridas, com aventais e lenços, e ele, a “tiraca” (suspensórios) e chapéu e as crianças imitam os seus pais.

Além de reproduzir as vestes e o modo de produção, vários rituais são mantidos como o lanche distribuído no meio do trabalho e a confraternização ao final, com músicas e muitas comidas típicas. Comidas simples como inhame e banana cozida compõem as ofertas, que resgatam antigas e deliciosas receitas mais elaboradas.

Depois de terminados os trabalhos, uma mesa farta espera os voluntários. Enquanto saboreiam as delícias oferecidas, todos conversam, relembram histórias e, como sempre, cantam as mais lindas “cancionetas” italianas.

Data: 21/03/2020 - Este evento foi suspenso.

Tecnologia do Google TradutorTradutor