FESTA DA POLENTA

DESDE 1979, PRATICANDO SOLIDARIEDADE E FAZENDO O BEM. FAÇA VOCÊ TAMBÉM!

 

SERENATA ITALIANA REÚNE CERCA DE 20 MIL PESSOAS NAS RUAS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Grupos de várias gerações entoaram ‘cancionetas’ pelas ruas da cidade e reviveram a cultura dos imigrantes italianos, no sábado 09 de julho de 2022.

Uma festa linda, para toda a família celebrar a cultura italiana! Assim foi a Serenata Italiana 2022. Cerca de 20 mil pessoas participaram da caminhada festiva pelas ruas de Venda Nova do Imigrante e aproximadamente 12 mil fizeram questão de continuar a festa dentro do Polentão. (Confira as fotos oficiais no link: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1U_80gEgiP0-L4YQs36xtWoKIjMTCUmGt )

Com muita alegria, pessoas de todas as idades e vestidas com trajes típicos saíram dos quatro cantos da cidade (bairros Bananeiras, Providência, Tapera e Lavrinhas) entoando canções em dialeto italiano, muitas aprendidas na infância com os nonnos e nonnas.

Após uma caminhada de aproximadamente três horas, o grande encontro aconteceu no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão) onde teve show com a banda Toni e Boni, além de comidas e bebidas típicas e muita animação!

“A Serenata é mais um instrumento de fortalecimento de resgate cultural e manutenção das tradições trazidas pelos imigrantes italianos. Mais uma vez foi um evento muito bonito, para toda a família festejar com muita segurança e alegria, comemorou o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), que realiza o evento, Edésio Minet Zavarize.

A advogada Neiva Costa, que mora em Vila Velha, participou pela primeira vez e ficou encantada com o evento. “A Serenata Italiana reuniu muita gente bonita, educada e bem receptiva com o turista. Fiquei apaixonada com esta festa linda e, com certeza irei voltar mais vezes!”, destacou.

Já o advogado Sergio Murilo França participou da Serenata Italiana pela segunda vez e aprovou a organização. “Sempre um evento muito bem organizado e seguro. As pessoas comemoram nas ruas com tranquilidade e muita alegria, assim como no Polentão. É muito bom estar aqui, por isso, todo ano me programo para participar!”, explicou.

 

NOVA LOGOMARCA

Já no início dos trabalhos de planejamento, o então presidente da Afepol, Paulo Mazzoco, que faleceu em um acidente de moto no dia 24 de abril, havia sugerido a alteração da logomarca da Serenata Italiana. “Poderíamos colocar uma sanfona no lugar do violão, pois lembra mais as concertinas usadas nos bailes que nossos antepassados faziam”, ponderou Mazzoco na época.

A mudança foi acatada e a diretoria da Afepol optou por refazer a marca do evento, até mesmo em homenagem ao saudoso presidente.