FESTA DA POLENTA

DESDE 1979, PRATICANDO SOLIDARIEDADE E FAZENDO O BEM. FAÇA VOCÊ TAMBÉM!

 

MAIS DE VINTE TONELADAS DE POLENTA NA TRADICIONAL FESTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Cerca de 45 mil pessoas estiveram no Polentão nos dois fins de semana da 44ª Festa da Polenta

A maior festa da cultura italiana do Espírito Santo, uma das maiores do Brasil, manteve a tradição e conquistou o público mais uma vez. Quase 45 mil pessoas lotaram o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante, nos dois fins de semana da 44ª Festa da Polenta.

Como é tradicional, o ‘Tombo da Polenta’ foi um dos destaques da Festa e reuniu uma multidão ao entorno do panelão gigante para registrar o momento. No total, foram dezessete ‘Tombos da Polenta’, pouco mais de 20 toneladas da comida típica italiana, para dar conta da demanda na cozinha. “Em cada tombo são preparadas mais de uma tonelada de polenta. Para chegar ao ponto de tombar, a gente leva cerca de três horas no preparo”, explicou Elio Camata, um dos coordenadores da atração.

Muitos turistas de várias partes do país, além de famílias da cidade e região, se divertiram ao som de “La Bella Polenta” e outras canções típicas dos primeiros imigrantes que chegaram na cidade. O evento também contou a apresentação do inédito ‘Musical Le Belle Storie Della Nonna’, tratorada com queijo gigante de cerca de 500 quilos, desfile tradicional das famílias, shows de artistas locais e dos sertanejos Lauana Prado e Eduardo Costa que agitaram as noites de sábado e, inclusive, concederam entrevista para as redes sociais da Festa minutos antes das apresentações.

“A Festa atendeu o público que esteve no Polentão e foi um sucesso! Foi tranquila e ofereceu um ambiente agradável para todos. Muitas famílias e pessoas de vários lugares do Brasil puderem participar com a gente dessa linda homenagem aos nossos antepassados. Como sempre, o ‘Tombo da Polenta’ emocionou a todos, assim como o inédito Musical Le Belle Storie Della Nonna!”, comemorou o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Edésio Minet Zavarize.

A Festa da Polenta é realizada por cerca de 1.500 voluntários que trabalham o ano inteiro para que as famílias de Venda Nova e os turistas sejam muito bem recebidos. Parte do lucro da Festa é destinada ao Hospital Padre Máximo, que também atende pacientes de outros munícipios da região, para a APAE e outras instituições da cidade.

MUSICAL ITALIANO INÉDITO

Além do ‘Tombo da Polenta’, outra grande estrela da festa foi o inédito ‘Musical Le Belle Storie Della Nonna’, apresentado nos dias 13 e 14 de outubro. Mais de trezentos artistas - orquestra, banda, corais, grupo de dança típica, atores, cantores de ópera e populares, além de figurantes - subiram ao palco para contar a história, o cotidiano e os costumes dos primeiros imigrantes que chegaram em Venda Nova do Imigrante. O coro infantil de 200 crianças e adolescentes das escolas públicas do município, criado especialmente para o musical, também fez bonito!

Dona Santa Carnieli Malegoni Squiavo, 69 anos, ficou emocionada com o que viu porque relembrou muitas histórias contadas pelo pai. “Meu avô veio da Itália e meu pai contava muitas histórias de luta que eles enfrentaram para começar a vida aqui. Senti muita saudade. Acho muito bonito o tempo antigo e esse musical me deixou mesmo emocionada, muito lindo!”, contou a aposentada.

Pela primeira vez na programação da Festa da Polenta, o espetáculo foi criado, especificamente para o evento, pelo maestro ítalo-brasileiro Inárley Carletti, cantor lírico de renome internacional. “O musical Le Belle Storie Della Nonna foi sem dúvida um divisor de águas na minha carreira. Maior musical, maior estrutura, maior envolvimento, e acima de tudo, maior amor por um município que carrega de peito aberto a sua cultura. O envolvimento de todos os grupos culturais da cidade fez com que o musical criasse vida, retratada através das histórias contadas pelos antepassados. Sem dúvida marcou a 44ª Edição da tradicional festa e esperamos o ano que vem retornar com mais novidades! Grazie Mille Nonna pelas histórias lindas vividas na terra do granello Giallo!”, destacou emocionado o maestro Inárley Carletti.

ELEIÇÃO DA RAINHA

A 44ª Festa da Polenta teve início na noite de sexta-feira (07) com a abertura oficial do evento e a 31ª eleição da Rainha e Princesas da Festa. Pietra da Costa Simoni foi eleita Rainha, Lavínia Pizzol Pasinato e Agnes Minete Araújo, 1ª e 2ª Princesas, respectivamente.

Na abertura oficial do evento, que aconteceu pouco antes do tradicional desfile, o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Edésio Minet Zavarize, proferiu um discurso emocionante e homenageou Paulo Mazzoco, presidente antecessor que faleceu em abril deste ano, vítima de um acidente de moto. Uma foto de Paulinho, como era carinhosamente chamado, foi exibida em um telão. A imagem foi uma das últimas registradas dele.

HOMENAGENS

Ainda na abertura do evento, a Diretoria Executiva da 44ª Festa da Polenta, após aprovação do Conselho Consultivo da Associação Festa da Polenta (Afepol), conferiu às senhoras Jovina Zandonade Brioschi e Terezinha Breda Falqueto a Comenda Padre Cleto Caliman, por meio da medalha Padre Cleto Caliman e do título de Sócio Benemérito, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Festa da Polenta e à comunidade de Venda Nova do Imigrante! Uma singela homenagem a quem tanto contribuiu e contribui para manter viva a cultura e o voluntariado!

Na tarde do último dia do evento (16), o Coral Sol da Manhã homenageou o primeiro maestro à frente do grupo Romualdo Falqueto. O Coral Sol Da Manhã nasceu em 1993 e Romualdo o regeu até 2017, por 24 anos.

Na mesma data, o saudoso Paulo Mazzoco, foi homenageado mais uma vez. Integrantes da Diretoria e familiares usaram uma camisa com a caricatura de uma das últimas imagens registradas dele.

Também durante a apresentação do Coral Sol da Manhã, na tarde de domingo (16), parte da Diretoria, juntamente com o filho de Mazzoco, Paulo Mazzoco Júnior, subiram ao palco e apresentaram a camisa-homenagem ao público. Além da caricatura de Paulo Mazzoco, a blusa trouxe na parte de trás uma frase marcante do ex-presidente da Afepol “Quem tem vontade, já tem metade!”.

No encerramento, o tradicional panelaço começou silencioso, também em homenagem a Paulo Mazzoco. Logo à frente, o presidente da Afepol Edésio Minet Zavarize, trouxe a imagem de Nossa Senhora Aparecida, seguido por voluntários que carregaram as bandeiras da Afepol e do município de Venda Nova do Imigrante.

Após a banda Ragazzi dei Monti também render homenagens a Mazzoco, cantando uma das músicas preferidas dele, ‘Querência Amada’, de Teixeirinha, os voluntários iniciaram a tradicional volta dentro do Polentão batendo panelas e outros utensílios da cozinha como forma de agradecimento pela boa realização de mais uma Festa da Polenta e, neste ano, também ao legado deixado por Paulo Mazzoco.

IMMIGRANTI, TUTTI INSIEME!

A 44ª Festa da Polenta teve como tema “Immigranti, tutti insieme!” (Imigrantes, todos juntos!), com o objetivo de incentivar a união entre os povos. A sugestão foi ideia do então presidente da Afepol Paulo Mazzoco e a diretoria optou por mantê-la, até mesmo em homenagem a ele.

Para exemplificar na prática o tema da Festa, vários grupos de danças típicas de outras nacionalidades se apresentaram e contagiaram o público!

“Os ensinamentos deixados pelo Paulinho sempre estarão presentes. O Paulo era um visionário, porém com o pé no chão. Fazia de tudo para ver o melhor acontecer para a Festa da Polenta e todos os eventos realizados pela Afepol. Seu amor por manter viva a cultura dos primeiros imigrantes italianos de Venda Nova era notado em todo lugar que passava”, relembrou Edésio.