HORA DE COLHER O MILHO PARA A 44ª FESTA DA POLENTA!
Descendentes de italianos se vestem com trajes típicos e revivem costumes dos antepassados na ‘Colheita do Milho’
Para ter polenta é preciso fubá e para o fubá é necessário ter o milho! No sábado (24/09), às 15h30, na propriedade do senhor Clementino Caliman, em Lavrinhas, descendentes de italianos vão garantir a matéria-prima do principal prato da 44ª Festa da Polenta, a ser realizada de 07 a 09 e 13 a 16 de outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), também em Venda Nova do Imigrante/ES.
As sementes que geraram as espigas que serão colhidas agora foram semeadas em março, no ‘Plantio do Milho’, que inaugurou o calendário anual de eventos da Afepol.
“A ‘Colheita do Milho’ é mais intimista e reúne as famílias de Venda Nova. A maioria se veste com trajes típicos para relembrar a maneira como os nossos nonnos e nonnas lidavam com a terra. E esse ano, tem um significado mais especial por conta do avanço das ações de combate ao coronavírus e também como forma de homenagear o nosso saudoso Paulo Mazzoco, que nos deixou em abril”, explicou Edésio Minet Zavarize, presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol).
Além de reproduzir as vestes e o modo de produção das primeiras famílias que chegaram na cidade, vários rituais são mantidos. Após a colheita das espigas é há uma confraternização com muitas “cancionetas” italianas.
Serviço:
Colheita do milho para a 44ª Festa da Polenta
Data: 24/09/2022 (sábado)
Horário: 15h30
Local: propriedade do senhor Clementino Caliman, Lavrinhas, Venda Nova do Imigrante/ES