:: CALENDÁRIO ANUAL Serenata Italiana

Serenata Italiana

E-mail Imprimir PDF

Para voltar ao tempo em que a Festa da Polenta era um evento mais intimista e ao mesmo tempo lembrarmos da importância do culto aos costumes locais, surgiu a Serenata Italiana.

Dos quatro cantos da cidade (bairros Bananeiras, Vila Betânea, Tapera e , grupos com pessoas de todas as idades e caracterizadas como os imigrantes italianos saem à noite entoando cançonetas em dialeto. Um livreto com 22 das mais conhecidas ajuda quem não sabe a letra.

Ao longo do percurso nas principais avenidas, algumas famílias recepcionam os participantes em frente de suas casas com uma mesa cheia de delícias da culinária italiana e muito queijo e vinho. A cada parada antes de chegar ao destino, os “seresteiros” degustam crostoli, uma linguiça caseira frita, polenta feita na hora no “polentamóvel”...

Sempre em julho, a Serenata Italiana já se tornou um grande atrativo na cidade e um ótimo motivo para os filhos de Venda Nova retornarem à cidade para rever os familiares e amigos. O grande encontro entre os grupos é no Centro de Eventos onde aumenta a animação com apresentações do grupo de Ballo Granello Giallo e do grupo Toni Boni.

A Serenata Italiana é mais um movimento criado pela Afepol com o objetivo de fortalecer a cultura do imigrante. É um grande encontro das famílias com cara de festa do tempo dos “nonnos”.

Joomlart