:: ATRAÇÕES Tombo da Polenta

Tombo da Polenta

E-mail Imprimir PDF

Desde o ano de 2004 o momento em que um panelão gigante entorna mais de uma tonelada de polenta se tornou a grande atração da Festa da Polenta. O “Tombo da Polenta”, como ficou conhecido, é uma festa à parte no Centro de Eventos. Milhares se voltam para o grande espetáculo.

Para preparar 1.200 quilos de polenta, 400 quilos de fubá e muita água vão para o panelão. Com capacidade de 1.390 litros, foi fabricado em aço fundido pela Companhia Siderúrgica de Tubarão- CST, em Vitória. Um engenheiro mecânico de Venda Nova doou o projeto da peça, que tem 1,60 metros de diâmetro e 1 metro de altura.

O panelão é uma réplica perfeita das panelas usadas nas cozinhas das nonnas e nas casas onde as famílias ainda mantêm o costume.

Para comportá-la, um fogão de tijolos foi construído no local da Festa. Ali, a polenta fica quase cinco horas cozinhando na presença do público. Graças a um mecanismo com correntes resistentes, roldanas e manivelas, o panelão pode virar 90 graus e entornar a polenta em um tabuleiro grande. Tudo ao som de “La Bella Polenta”, o hino da festa.

A polenta do tombo vai para a cozinha e é servida para o público da Festa. Foi essa mesma receita de polenta, hoje uma grande estrela da gastronomia local, que alimentou os colonizadores italianos nos primeiros anos em terras capixabas.

Joomlart