:: AFEPOL Como acontece a Festa da Polenta

Como acontece a Festa da Polenta

E-mail Imprimir PDF

O trabalho de preparação da Festa é um ciclo, envolvendo os colaboradores durante todo o ano. Por isso é difícil definir seu início e fim. Assim que termina uma edição todos os voluntários são convocados para uma assembleia. A pauta é a avaliação dos resultados, definição da distribuição dos lucros entre as instituições e determinação de um fundo de reserva. Nessa mesma reunião, são eleitos o presidente e o vice, que formam a diretoria que fica no comando do biênio.

A equipe central começa a se reunir a partir de março, quando são discutidas as diretrizes da Festa da Polenta. Em maio e junho, volta a se reunir com cada chefe de equipe para verificar as falhas da festa anterior e discutir alternativas, desencadeando assim todo o processo de realização do evento.

A diretoria cultural começa a fazer contatos com os conjuntos para definir as atrações importadas de outras cidades e estados. Na ocasião, são abertas as inscrições para as candidatas à eleição da Rainha da Festa da Polenta.

Com a programação pronta, no mínimo três meses antes da Festa, a equipe de divulgação se encarrega de distribuir os cartazes e convites para diferentes regiões do Estado e do país.

Concorrências são realizadas para definir os principais fornecedores, como cerveja, refrigerante, macarrão, queijos, carnes, vinhos, etc. Um mês antes da festa, a equipe de infraestrutura começa a definir o material para a montagem dos palcos, coberturas, barracas e outros.

Nas semana da festa, o barulho é total. Um corre-corre acontece no Centro de Eventos. A cozinha recebendo os mantimentos, macarrão, queijos, carne de galinha, linguiça... o bar, organizados as cervejas, refrigerantes, gelo. A equipe financeira, montando os caixas e preparando sua estrutura com computadores, máquinas de calcular e outros.

E a festa acontece...

Joomlart