:: Home

Objetivo: Cultura, Voluntariado e Filantropia

E-mail Imprimir PDF

O objetivo da Festa da Polenta é resgatar e manter viva a cultura do imigrante italiano que colonizou Venda Nova há mais de 100 anos.

Ao festejar o alimento que até hoje faz parte da vida das famílias dos descendentes, enaltecemos a música, as danças, as vestes e outros aspetos. Também colocamos diante dos olhos da atual geração e dos visitantes todos os costumes de uma época muito difícil e que deixou muitos ensinamentos.

Um dos ensinamentos foi a união e o voluntariado. A família que terminava primeiro o seu serviço na lavoura ajudava a outra e tudo terminava numa grande festa. Assim verdadeiros mutirões tornavam mais leve a árdua luta do dia-a-dia. A força do voluntariado ergueu importantes obras comunitárias e transformou a história do lugar.

Grande parte dos recursos gerados pelos voluntários, que se mobilizam para fazer a Festa da Polenta acontecer, é distribuído entre importantes entidades beneficentes de Venda Nova: Hospital, Apae, Casa da Cultura, Coral Santa Cecília e outros. Uma parcela serve de fundos para a Afepol promover projetos culturais durante o ano e servir de suporte para impulsionar a próxima Festa da Polenta.

Joomlart