Sofa

Sofa

Sofa

:: Home

Serenata Italiana 2017

E-mail Imprimir PDF

Por muito pouco, as cancionetas italianas seriam esquecidas. Até que um pequeno (e persistente) grupo de amigos se reuniu e decidiu resgatar a cultura musical de seu povo, como disse Claudete Belon em uma entrevista (seus olhos brilhavam de verdade enquanto tentava explicar, no meio da organização para a saída da caravana de Lavrinhas): "poucas coisas cabiam na mala. Praticamente tudo ficou para trás na migração para o novo país. A música veio na alma, no coração, por isso que envolve tanto amor..."

A semente foi plantada e hoje os frutos desse resgate pode ser visto, e como deu frutos!

No começo, eram alguns ensaios, poucos músicos habilitados... Hoje, gente de fora vem cantar conosco, relembrar nossos antepassados e assim mantém viva nossa herança!

A Serenata Italiana acontece em um dos meses mais frios em Venda Nova, mas aquece o turismo, o comércio de rua, os filhos da terra voltam às suas raízes, voltam para visitar a família que, por algum motivo, os levou para outras bandas. Mas cá entre nós... Venda Nova tem um encanto complicado de quebrar, não é mesmo?

A Serenata Italiana é mais que vinho (até o vinho que tomamos durante a Serenata é diferente...). A Serenata não cabe em si só. Tentamos resumir todo o universo de coisas que acontecem nesses dias que antecedem - o clima na cidade muda - e no dia da Serenata. Tudo é mágico!

Bem, se você quer saber o que é Serenata, não é por foto ou textão (como este, rsrsrs) que vai conseguir entender. Tem que vir e viver!

Clique AQUI e veja algumas fotos! :)

Baixe as músicas da Serenata Italiana!

E-mail Imprimir PDF

Cante com a gente! Aqui você pode ouvir e fazer download das músicas (em mp3) que cantaremos na Serenata Italiana. Baixe e compartilhe!

Se preferir, baixe também a Catilha em PDF CLICANDO AQUI.

01 Campagnola Bella.mp3 09 Qui Comando io.mp3

02 Il Caciatore Nel Bosco.mp3

10 Quattro Cavai Che Trottano.mp3
03 Il Mazzolin Di Fiori.mp3 11 Santa Lucia.mp3
04 Il Mio Canario.mp3 12 Polenta par tuti.mp3
05 La Bella Polenta.mp3 13 Me Compare Giacometo.mp3
06 Mamma mia dammi cento lire.mp3 14 O Sole mio.mp3
07 Noi Siam Partiti.mp3 15 Funiculi Funicula.mp3
08 La Strada Ferrata.mp3

E também disponibilizamos a cartilha em PDF para download! Baixe agora !

 

Afepol realiza o Plantio do Milho para a 39a. Festa da Polenta

E-mail Imprimir PDF

Desta vez o Plantio do Milho para a 39a. Festa da Polenta aconteceu na propriedade do sr. Francisco Cardoso, na Cachoeira do Cardoso, em Caxixe Frio. Durante o plantio fomos agraciados por uma imensa chuva! Chuva de bênçãos anunciando mais uma Festa! O final da história nós sabemos - muita comida, música e vinho! Nosso povo é assim: sabe comemorar mesmo diante de tantas adversidades. Obrigado Senhor por mais uma edição desta linda festa! E para não perder o costume... Que venha a 39a. Festa da Polenta!

Veja as fotos clicando aqui:

Plantio do Milho 2017

E-mail Imprimir PDF

Olá Polenteiros de Plantão!

Vamos começar os preparativos para a Festa da Polenta? Neste ano, o Plantio do Milho, um dos eventos que marcam o início da Festa da Polenta acontecerá na CACHOEIRA DO CARDOSO, em Caxixe Frio. Um local muito bonito também e vale a pena conhecer!

No sábado, dia 18 de março, será aberto o calendário anual da Associação Festa da Polenta - Afepol. Com o evento, a Afepol procura resgatar toda a cultura da polenta, desde o plantio até a colheita.

E para que isso aconteça não falta disposição dos voluntários, que se vestem como os imigrantes italianos e, enquanto jogam as sementes na terra, cantam e dançam, com muita alegria. Como ninguém é de ferro, após o plantio, uma mesa compartilhada, com delícias de biscoitos assados, fritos, broa, inhame, mandioca, chuchu e banana da terra, além de café e vinho, nos espera. Tudo sempre acompanhado pela cantarola italiana.

O plantio não tem o intuito de garantir todo o milho usado para fazer a polenta da festa, apenas espigas para a decoração. Além do Plantio do Milho, estão no calendário da Afepol a Serenata Italiana (08 de julho), a Colheita do Milho (23 de setembro) e a tão esperada Festa da Polenta, que acontecerá de 06 a 08 e de 12 a 15 de outubro de 2017.

 

Serviço:

PLANTIO DO MILHO PARA A 39A. FESTA DA POLENTA
Dia 18/03/2017
Sábado, às 15h - ENTRADA FRANCA

Localização: Alto Caxixe Frio (propriedade de Chico Cardoso)

Distância do Centro de Venda Nova do Imigrante: +/-19km

Descrição do acesso utilizado: Seguir pela Rodovia BR.262, sentido Vitória, entrar a direita no trevo que leva a Caxixe. Haverá trevos e bifurcações no caminho, é só seguir as placas para Caxixe, até o local onde à esquerda há uma placa indicando a cachoeira. O trecho final não é pavimentado.

 

Page 2 of 4

Joomlart

Siga-nos no Twitter

My Twitter Updates

twitter Follow afepol on Twitter

Associação Festa da Polenta

Rua. Pe. Antônio Martinez, 116

Bairro Santa Cruz

Venda Nova do Imigrante - ES

Brasil

polenta@festadapolenta.com.br
Tel: (28) 3546-2112