Sofa

Sofa

Sofa

:: Home

CONVOCAÇÃO

E-mail Imprimir PDF

 

CONVOCAÇÃO

A diretoria da AFEPOL – Associação Festa da Polenta, por seu MD presidente, Sr. Camilo Meneguetti, CONVOCA, todos os voluntários, para a Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 25/11/2017, às 19 horas, no Centro de Evento Padre Cleto Caliman, com a seguinte pauta:

· Avaliação geral da 39ª Festa da Polenta;
·
Prestação de contas da 39ª Festa da Polenta:
·
Distribuição dos recursos da 39ª Festa da Polenta:
·
Eleição da Diretoria Biênio 2018 e 2019:
·
E assuntos gerais.

Venda Nova do Imigrante, 26/09/2017

Camilo Meneguetti
Presidente AFEPOL

Encerramento da 39a. Festa da Polenta

E-mail Imprimir PDF

A Festa da Polenta é uma das maiores manifestações culturais do Espírito Santo. A maior festa de descendentes de italianos do Estado! Passaram por nossos portões cerca de 50 mil visitantes, trazendo alegria e gerando receitas no município.

Nossa Rainha eleita deste ano (a 27a.) foi LARA SERENA ROMANELLO ALTOÉ, filha de Neuzete Romanello e Agostinho Altoé, avós paternos: Maria da Penha Padovani Altoé e José Scott Altoé, avós maternos: Alzira Jubini Romanello e José Cecote Romanello, é estudante de Arquitetura e Urbanismo na  UFES, a 1a Princesa escolhida foi ANA CLÁUDIA ALTOÉ, filha de Anaodete Altoé e Adeniz Freire, Avós: Angelo Altoé e Alzira Sossai Altoé, é estudante de Design de Interiores e, finalmente, a 2a. princesa eleita foi a CECÍLIA ULIANA ZANDONADI, filha de Davi Zandonadi e Edileti Cecília Uliana Zandonadi, avós paternos: Caetano Zandonadi e Jordelina Caliman Zandonadi, avós maternos Antenor Uliana e Zilda Brioschi Uliana, é estudante de Geografia na UFES.


Neste ano recebemos nos palcos diversas atrações, dentre elas destacamos os shows das duplas Matheus & Kauan e no segundo fim de semana, as apresentações nacionais ficaram a cargo de Biquini Cavadão e Henrique e Diego, que fizeram o Polentão pular nas noites de sexta e sábado!

Alguns números explicam a grandiosidade de nossa festa: mais de 20 toneladas de polenta tombadas pelo Panelão, mais de 50 mil visitantes, mais de 1 tonelada de queijo, 6 toneladas de frango, mais de 1200 voluntários, 3 palcos - neste ano muitas atrações! - e o que é incalculável: a satisfação de dever cumprido! Fizemos nossa parte e muitas entidades agradecerão!

E o Desfile das Famílias? Cada ano que passa mais bonito fica! Paramos o Centro da Cidade de Venda Nova para que o Desfile passasse! É uma atração à parte!

Neste ano, o tema da Festa é Dança "Nei passi della danza!" - Nos passos da dança... Tão presente em nossa cultura, há muitos e muitos anos, a dança nos acompanha nas festividades, no nosso sangue. Na foto, o Grupo Dei Bambini, nossos pequenos dançarinos fazem bonito sempre!

O Gruppo di Ballo Granello Giallo há 15 anos se apresenta na Festa da Polenta! Todo apresentação é sempre um grande espetáculo de charme e coreografia, que encantam visitantes de todas as idades!

O Grupo Sempre Avanti é composto por dançarinos mais experientes, que trazem no currículo muito mais que passos de dança: trazem os motivos para bailar, sempre! Com ensaios semanais, alguns bailarinos passam dos 80 anos de experiência nos palcos da vida, mas mostram muita disposição de dar inveja!

 

Alguns dias antes de começarmos a festa, Vânio Cleto Falqueto, um dos primeiros voluntários da Festa da Polenta, resolveu ir se encontrar com Padre Cleto. Vânio trabalhou desde a 1a. Festa da Polenta na cozinha. Seu tio, o Padre Cleto, juntou a própria família e lá, "seu" Vânio foi ficando. Conhecia tanto o serviço que virou coordenador, e dos bons! Sabia animar, encorajar, com suas piadas, deixava o serviço quente ficar mais leve. É um serviço pesado e precisava de gente empolgada com o que fazia. Apressado, fazia com que suas frituras chegassem quentes para a turma que iria montar os pratos. Dizia, várias vezes, que era melhor ajudar do que ser ajudado, então, mão na massa! Ou melhor, mão na polenta! Vânio nos deixou  nas vésperas da 39a. Edição da Festa. Era casado e tinha 3 filhos. Deixa-nos com uma herança de imenso valor: que todos na cozinha trabalhem com o mesmo amor com que viveu. Com a mesma animação que trabalhou desde a primeira festa. É seu Vânio, vai fazer falta. Muita falta...

Depois de muito trabalho, voluntários de diferentes equipes repetiram uma ação que já vem se tornando atração da Festa da Polenta: o “Panelaço” do domingo.

 

Com panelas, colheres e outros utensílios em mãos, eles passaram pela multidão que curtia o show do Ragazzi Dei Monti, fazendo muito barulho. Quem puxa a fila de voluntários leva como estandarte a foto de padre Cleto Caliman. É como se o criador da Festa da Polenta estivesse vivo no meio do evento.

A 39a. Festa foi um sucesso! Resultado de 38 anos de estrada, de muito suor e amor de voluntário!

Até a próxima!

 

Serenata Italiana 2017

E-mail Imprimir PDF

Por muito pouco, as cancionetas italianas seriam esquecidas. Até que um pequeno (e persistente) grupo de amigos se reuniu e decidiu resgatar a cultura musical de seu povo, como disse Claudete Belon em uma entrevista (seus olhos brilhavam de verdade enquanto tentava explicar, no meio da organização para a saída da caravana de Lavrinhas): "poucas coisas cabiam na mala. Praticamente tudo ficou para trás na migração para o novo país. A música veio na alma, no coração, por isso que envolve tanto amor..."

A semente foi plantada e hoje os frutos desse resgate pode ser visto, e como deu frutos!

No começo, eram alguns ensaios, poucos músicos habilitados... Hoje, gente de fora vem cantar conosco, relembrar nossos antepassados e assim mantém viva nossa herança!

A Serenata Italiana acontece em um dos meses mais frios em Venda Nova, mas aquece o turismo, o comércio de rua, os filhos da terra voltam às suas raízes, voltam para visitar a família que, por algum motivo, os levou para outras bandas. Mas cá entre nós... Venda Nova tem um encanto complicado de quebrar, não é mesmo?

A Serenata Italiana é mais que vinho (até o vinho que tomamos durante a Serenata é diferente...). A Serenata não cabe em si só. Tentamos resumir todo o universo de coisas que acontecem nesses dias que antecedem - o clima na cidade muda - e no dia da Serenata. Tudo é mágico!

Bem, se você quer saber o que é Serenata, não é por foto ou textão (como este, rsrsrs) que vai conseguir entender. Tem que vir e viver!

Clique AQUI e veja algumas fotos! :)

Baixe as músicas da Serenata Italiana!

E-mail Imprimir PDF

Cante com a gente! Aqui você pode ouvir e fazer download das músicas (em mp3) que cantaremos na Serenata Italiana. Baixe e compartilhe!

Se preferir, baixe também a Catilha em PDF CLICANDO AQUI.

01 Campagnola Bella.mp3 09 Qui Comando io.mp3

02 Il Caciatore Nel Bosco.mp3

10 Quattro Cavai Che Trottano.mp3
03 Il Mazzolin Di Fiori.mp3 11 Santa Lucia.mp3
04 Il Mio Canario.mp3 12 Polenta par tuti.mp3
05 La Bella Polenta.mp3 13 Me Compare Giacometo.mp3
06 Mamma mia dammi cento lire.mp3 14 O Sole mio.mp3
07 Noi Siam Partiti.mp3 15 Funiculi Funicula.mp3
08 La Strada Ferrata.mp3

E também disponibilizamos a cartilha em PDF para download! Baixe agora !

 

Page 1 of 4

Joomlart

Siga-nos no Twitter

My Twitter Updates

twitter Follow afepol on Twitter

Associação Festa da Polenta

Rua. Pe. Antônio Martinez, 116

Bairro Santa Cruz

Venda Nova do Imigrante - ES

Brasil

polenta@festadapolenta.com.br
Tel: (28) 3546-2112